top of page

Ensino,atitude e positividade: as relações do CAU com a Arquitetura e Urbanismo e como nós podemos c

Aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro o II Seminário Nacional de Ensino e formação, no Instituto Metodista Isabela Hendrix no bairro Funcionários - Belo Horizonte

Estar presente nas palestras e discussões e foi ótimo poder ver as atividades e iniciativas do CAU MG.

Ana Maria Reis de Goes Monteiro - Unicamp (A cidade como lugar de ensino-aprendizagem)

Flávio de Lemos Carsalade - UFMG (Questões contemporâneas do ensino de Arquitetura e Urbanismo

Andrea Lúcia Vilella Arruda (Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil)

João Carlos Correia - Apresentação da Carta de Aracaju e Redação da Carta de Minas Gerais

Hélio Cavalcanti da Costa Lima - Conhecer o ofício

Em especial o Prêmio TCC 2018, aonde pudemos conferir incríveis trabalhos de conclusão de curso de todo o Estado. Parabéns aos premiados, seus trabalhos realmente estavam incríveis.

Paulo Henrique Silva de Souza entregando a premiação do primeiro lugar (Ressiginificação do Habitar Pataxó de Raíssa Goulart Zanardo com a orientação de Regina Esteves Lustoza - Universidade Federal de Viçosa – UFV

Andrea Lúcia Vilella Arruda, entregando a premiação ao segundo lugar (Centro de treinamento e Escola de Canoagem em Lagoa Santa – MG de Keren Hapuch Tavares Salomão com a orientação de Alexandre Brasil Garcia - Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH)

Ítalo Itamar Caixeiro Stephan, Coordenador da COMISSÃO DE ENSINO E FORMAÇÃO – CEF entregando a premiação ao terceiro lugar (Escola Integrada do Aglomerado da Serra de Kaio Jordany Vieira Meireles com a orientação de Jacqueline Alves Vilela - Centro Universitário UNA)

Para quem quiser conferir mais sobre como foi o evento: http://www.caumg.gov.br/vencedores-do-premio-tcc-2018/

Essas iniciativas são ótimas para reaproximar o Conselho tanto das instituições, dos estudantes, quanto dos profissionais. Infelizmente essa mesma proatividade e determinação nos outros Conselhos Regionais não é realidade.

É fato que há muitas coisas a melhorar no CAU, mas acredito que seja mais importante reavaliarmos a classe como um todo, desde a sua formação e ensino até a forma como atuamos; reclamamos da crise e da perda de espaços para engenheiros e construtoras, mas é fato que nos afastamos da execução para ficarmos mais com a parte intelectual.

Há alguns anos tenho visto um movimento interessante vindo do centro oeste, em especial de Brasília, com iniciativas que buscam incentivar e reaproximar arquitetos da parte executiva do processo de projeto, além de muitos concursos de projeto que visam atender às demandas altamente necessárias da população.

Uma forma de reagirmos é estar mais próximos em todos os aspectos, já que juntos somos certamente mais fortes; precisamos nos reaproximar da sociedade e lembrar que nós somos prestadores de serviço, e uma de nossas missões é trazer uma melhor qualidade de vida para a sociedade.

Nos reaproximarmos das instituições de ensino, fazendo o caminho de volta tanto para mostrar àqueles que também querem seguir nesta incrível carreira quanto para estarmos sempre aprendendo mais e mais, e assim crescermos e nivelarmos por cima, sermos atuantes em um sentido mais amplo da palavra.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page